Receita vegana: Óleo vegetal para tirar a maquiagem

Começamos uma nova seção hoje aqui no blog: Receitas Veganas! A Eli Monteiro, da Panah Natural, é a nossa parceria neste post e vai mostrar como o óleo vegetal pode ser utilizado na maquiagem e na limpeza da pele, sim, NA LIMPEZA DA PELEEEEEE!

Confere abaixo o post da Eli Monteiro* e depois conta pra gente o que você achou dessa dica!

Uma boa parte dos produtos de limpeza facial são livres de óleos (“oil free”). Tem-se o conceito de que óleo no rosto não funciona, por aumentar a oleosidade e assim causar surgimento de acnes, cravos e afins, além do aspecto oleoso que poderia resultar desta façanha!!!

Mas gente….não é bem assim. É um daqueles mitos que se formou em algum momento na história…

Nossa pele produz ainda mais óleo se perder seu óleo natural, o que pode acontecer quando utilizamos alguns produtos indicados para limpeza facial. Os óleos vegetais puros são reconhecidos por nossa pele de maneira natural, pois são compostos por ácidos graxos semelhantes aos encontrados nela (ácido oléico, ácido palmítico, ácido linoléico, ácido esteárico…). O que foi observado são as diferentes concentrações destes ácidos nos diferentes óleos vegetais.

Este reconhecimento faz com que os óleos vegetais tenham uma boa interação na camada mais externa e sejam bem absorvidos. A pele ressecada não consegue reter hidratação por falta de alguns destes ácidos. Com o uso correto dos óleos vegetais, a pele retoma seus ácidos, recuperando maciez, suavidade e tonicidade. Uma pele hidratada retém a perda de água, mantém a flexibilidade e a barreira de proteção. Os óleos minerais entopem os poros, evitando a penetração de água e a transpiração natural.

Retirar a maquiagem com óleo vegetal é bem eficiente, pois é um “solvente” natural. Remove base, rímel, delineador e até mesmo maquiagem a prova d’água.

E o mais lindo de tudo: além de remover e limpar a pele, os óleos vegetais nutrem. Perfeitos!

Daí vem a questão: mas qualquer óleo vegetal serve? A escolha do óleo para retirar a maquiagem e/ou limpar o rosto deve ser com base em seu tipo de pele (oleosa, mista, seca…). Os óleos vegetais de jojoba e o de oliva, geralmente servem para qualquer tipo de pele. No entanto, a escolha do óleo também pode ser mais específica:

– Óleo de semente de uva: indicado para peles mais oleosas, por ser um óleo mais leve
– Óleo de rosa mosqueta: para pele com manchas de sol ou manchas de acne. Rico em ácido transretinóico. Ele é mais denso e deve ser usado com cautela em peles oleosas
– Óleo de calêndula: para peles sensíveis, pois hidrata e cicatriza
– Óleo de abacate: para peles mais secas.

E como fazer? Aplique o óleo vegetal no rosto, com auxílio de um algodão ou eco-pad (que pode ser lavado e reutilizado) em suaves movimentos circulares, sem esfregar. Em seguida enxague com água até retirar o excesso de óleo. E seque suavemente.

Pronto! Rosto sem maquiagem e tratado. Eficiente, simples e acessível.

Então bora experimentar algo mais simples e eficaz?

* Eli Monteiro, mãe da Marina (6), bióloga fisiologista, aromaterapeuta e alquimista

WhatsApp Image 2018-09-05 at 10.08.41

Conheça os produtos da Panah Natural:

Loção de limpeza para o rosto
Loção feita com flores de camomila e óleos essenciais. Limpa e suaviza a pele do rosto. Remover impurezas e o excesso de oleosidade, e ajuda a evita cravos e espinhas, proporcionando uma sensação de limpeza e frescor.

Acompanha:
–  eco pad (limpador de crochê) feito com barbante cru e lavável. Basta lavar com sabão neutro, deixar secar e guardar para usar novamente
– saquinho de algodão para guardar seu limpador já limpo e seco

Creme equilibrante de gerânio
O creme base usado, não contém parabenos, óleo mineral, nem gordura animal. Produto feito com extrato de algas, óleo vegetal de maracujá e óleo essencial de gerânio. Perfeito para diminuir a oleosidade excessiva da pele do rosto, hidrata e suaviza. Basta uma pequena quantidade em cada aplicação.

WhatsApp Image 2018-09-05 at 09.00.58

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s